Produtos indispensáveis na transição capilar

Olá garotas !! No post de hoje daremos uma atenção especial as futuras cacheadas que estão no início da transição e ainda se sentem um pouco perdidas.

A Transição Capilar é o processo de mudança pelo qual passamos quando deixamos de utilizar químicas no cabelo (em geral se refere a alisantes, progressivas, relaxamentos, etc.) para assumir nosso cabelo como ele realmente é, crespo, cacheado ou ondulado. É um período muito difícil pois mexe muito com a nossa autoestima e é preciso ter muita força e paciência para lidar com as duas texturas do cabelo. Por isso esse post vem para ajudar as meninas que se encontram nessa situação. (Leia mais sobre transição capilar)

Listarei aqui alguns produtos que, para mim, são de grande importância durante esse período e que toda cacheada em transição deve ter em casa. São produtos extremamente simples e fáceis de encontrar, mas que me auxiliaram muito e alguns eu uso até hoje, durante a transição.
Então vamos aos produtos !!
1. Borrifador
O borrifador é um item que auxilia bastante os nossos cabelos no dia a dia. Ele pode ser utilizado quando seu cabelo não acordou aquela maravilha e aí você percebe que terá que molhar o cabelo todo: Só que não!! Com o borrifador você pode dar um jeitinho na frente do espelho mesmo, sem precisar molhar completamente o cabelo.






     Dentro do seu borrifador você pode colocar uma mistura de água e creme, e utilizar tanto no day after, como para umedecer os cabelos levemente na hora da texturização.    Dependendo do tamanho do seu borrifador, você pode até levar essa misturinha na bolsa, para qualquer eventualidade ao longo do dia.
Ele é facilmente encontrado em perfumarias e lojas de variedades e não custa mais do que R$ 4,00. Você pode também reutilizar a embalagem spray de algum produto de cabelo que já acabou.

2. Acessórios para texturização
A texturização é muito importante durante a transição. Texturizar é utilizar  técnicas para fazer cachos na parte lisa do cabelo, assim já vamos nos acostumando com os cachos que virão e com o volume que o nosso cabelo natural terá. Além disso ajuda muito a disfarçar as duas texturas do cabelo.
Existem inúmeras técnicas de texturização, e a maioria delas necessita de alguns acessórios simples. Um tipo de texturização que deu muito certo pra mim foi a texturização com bigudins circulares. Existem vários tutoriais no Youtube que mostram como fazer esse tipo de texturização.

Um pacote com 12 bigudins custa em media R$ 3,50 e pode ser encontrado em casas de cosméticos. Existem outros modelos de bigudins no mercado, entretanto na minha opinião, o circular é a melhor opção, pois proporciona um efeito cacheado muito bonito e natural ao cabelo, além disso não incomoda caso você precise dormir com a texturização nos cabelos. Eles são feitos de silicone, por isso são bastante maleáveis e possuem uma boa durabilidade.
Na texturização com coquinhos você só precisa de prendedores elásticos para segurar os coquinhos que foram feitos no cabelo.
O tipo de texturização fica a seu critério, escolha sempre a que melhor dá resultados na sua parte alisada.
3. Máscaras de Tratamento
É essencial ter uma máscara de tratamento para cuidar do cabelo durante a transição. Em muitos casos, quando largamos as químicas o cabelo está muito fragilizado e necessita de cuidados extras para que possa crescer mais rápido e acima de tudo bonitos e saudáveis.
Se você começou a transição e pretende seguir o cronograma capilar vai precisar de uma máscara para cada etapa do cronograma: hidratação, nutrição  e reconstrução. Algumas das máscaras que usei durante a minha transição, algumas ainda uso e gosto muito, e que podem servir de exemplo.
     No lugar da máscara para reconstrução você também  pode optar pela queratina liquida, que surte um efeito melhor, e misturar em qualquer outra máscara de tratamento.
    Caso não queira comprar uma máscara para cada etapa, é possível  adquirir apenas uma máscara e batizar com ingredientes específicos para cada etapa do cronograma. Por exemplo na etapa de Hidratação pode ser utilizado juntamente com o creme : açúcar, mel, Bepantol, ampolas de vitaminas, maisena e babosa; Nutrição: óleos e manteigas de origem vegetal; Reconstrução: queratina líquida, gelatina sem sabor. Uma boa máscara para esse fim são os cremes que vêm em embalagens de um quilo ,como por exemplo os cremes da Kanechom.
4. Óleos vegetais
Sem dúvida um dos produtos mais importantes na transição e também para o resto da vida. Os óleos vegetais puros são grandes aliados para os nossos cabelos nas umectações e na composição de diversos produtos.
Esses óleos são ricos em ácidos graxos essenciais, diversas vitaminas e minerais, e possuem a capacidade de agir tanto na parte externa do fio quanto nas camadas mais profundas conferindo umidade, maciez e brilho aos cabelos. Os óleos vegetais se encaixam na etapa de nutrição do cronograma e podem ser usados de diversas formas: puro, na umectação, misturado a alguma máscara de tratamento e também como finalizador.
Exemplos de óleos que não podem faltar na transição:

  • Óleo de rícino: retém umidade nos fios, estimula a circulação e auxilia no crescimento capilar.
  • Óleo de côco: rico em vitaminas, é ideal para cabelos secos e sem vida, nutre profundamente os fios.
  • Azeite de oliva extra virgem : Fortalece e suaviza os cabelos.

5. Finalizadores
Na transição é interessante utilizar cremes de pentear que apresentem uma consistência bem firme, pois isso auxilia na hora de fazer fitagem, texturização etc. ou seja, ajuda a modelar mais facilmente a parte lisa do cabelo. Além do creme de pentear, finalizadores com consistência de gel também podem ser úteis quando utilizados juntamente com cremes de pentear que não são tão consistentes.  Alguns cremes e finalizadores  que eu usei na transição e que cumpriram bem esse papel.
 
Por hoje é só garotas, espero ter contribuído e ajudado em algumas de suas dúvidas, força na transição e nos cachos e até a próxima postagem !!



Um comentário:

  1. Amei as dicas, bem detalhadas, comecei agora e até que esse processo acabe vou ficar aqui todos os dias rs.... bjos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Em breve ele será aprovado e respondido.