Transição Capilar


Por muito tempo o cabelo crespo foi visto como sinônimo de mau cuidado e muito pouco se sabia como trata-lo. Com o estímulo da mídia e a criação da ditadura do cabelo liso, muitas meninas tiveram seus cabelos alisados por suas mães que não tinham a menor instrução de que poderiam cuidar dos cabelos de suas filhas na forma natural.

Meninas de 10, 8 e até mesmo 5 anos, perderam a oportunidade de crescer e reconhecer a sua identidade negra. Lembrando que essa identidade negra está presente até mesmo em quem possui pele clara, o que é notável no cabelo crespo e nos traços marcados. 



Crescemos, aparecemos e percebemos que a nossa identidade estava perdida e então decidimos que é hora de mudar. A transição capilar é todo o período que se passa para voltar ao cabelo natural, desde a decisão até o momento em que não existe mais nenhum resquício de química no cabelo. Até o momento em que olhamos no espelho e reconhecemos nossa verdadeira identidade.

A decisão vai muito além do "eu quero ter o cabelo natural". Deve-se ter em mente que esse é um período de muitas dificuldades, não é algo fácil, pois a parte natural só é possível ser retirada com o corte. Daí aparecem os fatos da dupla textura, como domar a parte que cresce e dar volume para igualar a parte ainda com química, o período em que o cabelo cresce até chegar a um tamanho confortável para cortar... então o que eu tenho para indicar de cara é: pesquise!

Você precisa estar muito segura dos "perigos" que pode enfrentar, das críticas que possivelmente receberá, dos dias em que terá recaída mas deverá ser forte o suficiente para prosseguir. Existem muitas técnicas, produtos e conhecimentos no geral que podem te ajudar a passar por essa fase, mas não adianta se jogar de cabeça sem saber o que tem lá no fundo. Nesse caso o conhecimento é a maior arma contra os impasses.

Não estou tentando te colocar medo e fazer você desistir, mas o que muitas vezes leva ao arrependimento no meio do processo, são justamente coisas que você poderia já estar ciente. Por isso leia muitos blogs, assista muitos vídeos no youtube e o mais importante, na minha opinião, participe de grupos no facebook. Os grupos ajudam muito, por que é feito de um ambiente com várias pessoas que estão passando pela mesma situação que você e provavelmente enfrentaram e enfrentam os mesmos problemas.


Aqui no blog te daremos muitas informações sobre todo esse processo até o feliz cabelo natural. Temos também o grupo Cacheadas em Transição, cheio de informações e mulheres que formam uma família. Esse post marca o nosso primeiro passo para o nosso verdadeiro eu.


14 comentários:

  1. Super bem explicado, agora pra as meninas que estão começando, é força e foco, vcs consegui, eu ja consegui passar pela transição :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog,concertesa acompanhando

    http://belezinhacabelosnaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. pode não ser muito fácil mas o resultado é compensador...não tem nada melhor do que ver os cachinhos despontando

    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o blog, já estou participando do grupo no face e posso falar que vcs são minha segunda familia *-* sempre nos ajudando a não desistir, trocando experiências, com certeza entrar nesse grupo foi a melhor escolha que fiz depois de entrar em transição <3

    ResponderExcluir
  5. Amando demais o blog, suspeita eu neh?! hehehe, eu sei mas não tem como não se apaixonar! <3 Transição é uma mudança que começa primeiro no coração, vc precisa estar disposta e querer isso de vdd, de resto é enfrentar o que vier pela frente até ver seus cachinhos lindos e saudáveis divando completamente! Bjuuuus e mto sucesooooO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy sua linda, que bom que está gostando. Disse tudo!! Beijocas :*

      Excluir
  6. Não acredito que achei um blog só sobre transição capilar *___* Estou passando por essa fase e é muito bom saber que existe um blog só sobre isso! É uma fase complicada mesmo. Minha raiz agora está aparecendo e fica cada dia mais alta! Que dá vontade de desistir às vezes dá, mas são tantas histórias lindas de meninas que passaram pela transição e ficaram com cabelo lindo que no fim das contas acabo não tendo coragem de desistir, rs! Parabéns pelo blog! Beijos!
    primaveravintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boooom que se encontrou no nosso cantinho *---*
      Não desiste não por que vale a pena, vale muuuito a pena.
      Muito obrigada :*

      Excluir

Deixe seu comentário! Em breve ele será aprovado e respondido.