O que é BC (Big Chop)



Depois de decidir entrar em transição, creio que a palavra que mais deixa interrogações e preocupações nas cabeças das meninas é o tão famoso, temido, adorado e polêmico - sim, polêmico - big chop!

Partindo do início, essa palavra de língua estrangeira que pode ser novidade pra você, significa "grande corte". No nosso mundo cacheado o big chop é o ato de cortar toda a parte da química do nosso cabelo, deixando apenas os fios naturais. Sim, cortar tudo o que resta! Dependendo do tempo de transição que você tenha, pode ficar com cabelo estilo "joãozinho", nos ombros ou até mesmo abaixo dos ombros, tudo é uma escolha sua.

Não há outra maneira de tirar a química do cabelo sem ser com o corte, não existe nenhum outro método (não, shampoo anti resíduo não funciona). Mas você não é obrigada a cortar curto, tudo depende da sua paciência em continuar na transição.

Ao contrário do que muitas pensam, o bc não é o fim da transição, mas sim o início de uma nova etapa em que exercitamos a paciência! Após o bc é comum que o cabelo fique demasiado ressecado, com frizz, sem definição e sem um tipo definido. Isso é normal e perfeitamente aceitável. A nossa raiz até então estava acostumada com um cabelo liso e mesmo o cabelo já estando todo cacheado, ainda resta resquícios dessa época. Não vamos esquecer que a química afeta diretamente a matriz do fio do cabelo. Então é só o tempo de esperar o cabelo se acostumar com essa nova fase. Tanto que após um certo tempo, depois que a raiz acostumar, o cacho pode nascer diferente.


Mas como proceder nessa situação? Cronograma capilar, amor e paciência. Quanto mais saudável o cabelo estiver mais rápido ele irá se recuperar. Nutrição, como a umectação ajudam muito nessa fase de porosidade.


Em relação ao tamanho do cabelo, é outra coisa que as meninas se preocupam bastante. Por falta de costume, muitas ficam medindo o cabelo centímetro por centímetro todo mês, procurando diversas receitas para crescimento capilar. E aqui vai novamente a palavra que mais tenho repetido nesse post: PACIÊNCIA.


Meninas, pensem comigo. Vocês já sofreram tanto tempo com a química, ficando horas no salão, correndo da chuva... agora vocês tem que aproveitar c-a-d-a fase do cabelo de vocês. Por que depois do bc, é só amor, é só cuidados e esperar crescer lindo, mas aproveitando cada fase do nosso cabelo por que cada fase é única!



Aproveitem para dar uma olhada nos posts do nosso BC DAS CACHEADAS e se inspirar!

2 comentários:

  1. Olá. Meu nome é Brenda tenho vinte anos e usei quimica dos treze ate o ano passado. Adorava os meus cachos mas acabei caindo na onda de esticar os fios.Estou a quase um ano sem quimica e minha raiz cresceu bastante ate a altura do pescoço ja esta bem cacheado entao passei pelo processo do bc e cortei sem dó, como você disse é preciso muita paciência e amor e sei que logo logo vou voltar a ser uma cacheada.adorei o nome do blog e é assim que eu me sinto, uma cacheada em transição.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Em breve ele será aprovado e respondido.