Top 4 shampoos favoritos

Olá cacheadas lindas !

Hoje vamos falar sobre os shampoos. O shampoo limpa o cabelo e o couro cabeludo retirando a oleosidade que está em excesso. É composto por agentes de limpeza, aromatizantes, conservantes e agentes condicionadores, podem também ter sua fórmula enriquecida com vitaminas, aminoácidos, extratos e óleos vegetais, dessa forma, o shampoo passa a ter além da função higienizadora a função hidratante, revitalizadora ou refrescante, dependendo da necessidade dos fios.

Existem diversos tipos de shampoo: shampoo anti-resíduo, adstringentes e outros que são mais hidratantes. Com certeza todas nós em algum momento já tivemos problemas em usar o tipo errado de shampoo: ou o cabelo ficou muito seco ou então ficou pesado e parecendo que nem lavou direito, isso porque muitas vezes não soubemos escolher o produto certo para a necessidade dos cabelos naquele momento.

Nesse post farei uma espécie de ranking com quatro dos meus shampoo favoritos, cada um possui uma característica diferente que eu uso a favor do meu cabelo de acordo com a necessidade do momento. Assim, espero ajudar vocês a escolher melhor o shampoo de acordo com  o que seus cabelos precisam e com o resultado que desejam obter. Lembrando que esses produtos são os que deram certo para mim e servem apenas como uma referência, vocês podem procurar produtos de outras marcas mas que tenham as mesmas características, ou verificar se aquele shampoo que não deu certo e está encostado aí se parece com algum desses e dar um uso melhor a ele.

Então vamos aos favoritos:




4° lugar - Pré Shampoo Purificante Nativa SPA Argiloterapia de O Boticário


Não é exatamente um shampoo, pois a indicação de uso recomenda utilizar antes da lavagem, mas desempenha perfeitamente o papel de um anti-resíduo. Enriquecido com argila, o Pré Shampoo promove uma suave esfoliação no couro cabeludo, removendo a oleosidade e as impurezas. Apresenta uma cor verde e possui vários grânulos, que ajudam na esfoliação, possui um cheiro maravilhoso que remete a sensação de frescor ao couro cabeludo e limpa muito bem. A função desse produto é abrir as cutículas do fio para receber o tratamento posterior, deixando o fio extremamente rígido e embaraçado, aspecto que vai embora após uma hidratação, não precisa se preocupar. Ele pode ser usado a cada quinze dias ou quando for fazer uma hidratação mais caprichada.




3° lugar - Garnier Fructis Brilho Vitaminado


Gosto muito desse shampoo, usei ele durante toda a minha transição e era ótimo com as texturas do meu cabelo. Possui em sua formulação concentrado de vitamina E, extrato de guaraná e de frutas vermelhas. Ele é um shampoo transparente, apesar de ter uma cor vermelhinha, e uma das característica desse tipo de  shampoo é ser bastante adstringente. O principal agente de limpeza é o lauriléter sulfato de sódio, um desengordurante muito eficaz, logo é um shampoo com sulfato. Devido a essa característica ele limpa bem os fios retirando o oleosidade excessiva do couro cabeludo bem como a oleosidade natural e aquela que foi reposta mediante alguns tratamentos como por exemplo hidratação e nutrição, por isso é comum ao fazermos uso de shampoo transparentes sentir que o cabelo fica ressecado após a lavagem. Quando usei o Brilho Vitaminado senti uma sensação de cabelo limpo, entretanto, não ressecou muito os fios, pois apresenta em sua composição bons agentes condicionantes. O ponto forte desse produto pra mim é o cheiro maravilhoso que ele tem além fato de promover uma limpeza bastante eficaz. Se você faz uso de produtos que contém derivados do petróleo, é interessante usar um shampoo com essas características para evitar ao máximo o acúmulo dessas substâncias nos fios.




2° lugar - Shampoo cremoso Max Cotton



A composição desse shampoo é uma das melhores que eu já vi, possui extrato de algodão e manteigas de cupuaçu, karité e tucumã, é indicado para a recuperação dos cabelos danificados e desidratados. Tem como principal agente de limpeza o anfótero Cocoamidopropil Betaina, um surfactante menos agressivo do que os sulfatos, mas também apresenta sulfatos comuns em menor concentração, logo ainda é classificado como um shampoo com sulfato. Limpa de forma suave promovendo a eliminação eficiente da sujeira dos fios, além disso, possui pH em torno de 6,0, próximo ao pH do couro cabeludo possuindo assim uma grande compatibilidade com a estrutura do fio. Apresenta uma textura mais densa e uma coloração amarela bem leitosa. É um shampoo de tratamento e deve ser usado com o cabelo bem limpo, ou seja, lavado com um anti-resíduo ou um shampoo transparente. O que me faz gostar desse produto além de sua composição, é o fato de que ao lavar os cabelos sinto que ele vai hidratando enquanto limpa, e mesmo sem passar o condicionador o cabelo não fica todo embaraçado, como acontece normalmente ao usar outros tipos de shampoo.





1° lugar - Shampoo Cachos Perfeitos linha Creoula da Lola Cosmetics




Definitivamente posso eleger esse shampoo como meu queridinho. Desenvolvido especificamente para os cabelos cacheados e crespos possui em sua composição óleo e água de coco, pró-vitamina B5, vitamina E e vitamina A. É um xampu de uso diário, ele limpa suavemente os fios e o ponto forte desse produto é ser, realmente, um shampoo hidratante. Essa é a melhor parte, ao passar o produto a medida que eu fui massageando os fios senti que os cachos ficaram unidos e foram tomando forma, e não se desfazendo como de costume. Sabe aquele momento que você sai do banho e vê seus cachos todos destruídos ? Isso não acontece com o Shampoo cachos perfeitos ! Ao terminar de lavar os cabelos meus cachinhos estavam todos no lugar, definidos e muito cheirosos. Como não possui sulfato em sua composição seu uso não é recomendado se você utiliza produtos que contenham parafina liquida e óleo mineral, pois os agentes de limpeza presentes nesse produto não conseguirão remover essas substâncias e dessa forma, a higienização do fio não será eficaz, entretanto, removem bem os silicones presentes nos produtos liberados para low poo.


Por hoje é isso cacheadas, espero ter ajudado com algumas de sua dúvidas sobre a escolha dos shampoo. Beijos e até o próximo post !!



Um comentário:

Deixe seu comentário! Em breve ele será aprovado e respondido.