Você sabe o que é: Sororidade?

SO RO RI DA DE

Essa palavra é bem nova no meu vocabulário. Dentre as centenas de coisas que eu aprendi desde que entrei em transição e criei o grupo o significado dessa palavra foi uma das mais importantes! Parece papo de feminista, mas como já vieram me classificar, sou uma feminista que prefere não se rotular como tal, porém estou sempre buscando me informar a respeito porque gerenciar uma comunidade de quase 73.000 mulheres as vezes é barra pesada!

Tenho certeza que você que está "me lendo" agora já ouviu essa frase : "muita mulher junto dá problema". Se você não for esperto o suficiente você bem que cai nessa conversa como eu um dia já cai. Mas porque será que as pessoas tem essa visão de que muita mulher junto dá confusão?? e dá! mas é ai que a gente cresce, é ai que a gente aprende, é ai que a gente se defende, é ai que a gente cuida uma das outras.

Outro dia uma amiga minha postou a seguinte frase de José Martí no facebook: "Nada causa mais horror a ordem do que mulheres que sonham e lutam" e é disso que eu to tratando aqui. SORORIDADE segundo os livros, artigos e matérias que li na internet (vale ressaltar que essa palavra não se encontra no dicionário) significa uma espécie de pacto entre mulheres de passaram a se enxergar como irmãs e não como inimigas. A sororidade está para as mulheres assim como a irmandade está para os homens. Seria a irmandade feminina.

A sociedade machista como um todo nos estimula sempre a competir umas com as outras, quem é a mais bonita, a mais gostosa, a mais magra, concurso disso e daquilo. Esse clima de competição impregna nossa vida e nos faz querer se sobressair entre as demais desde pequenininha.

Eu tenho certeza que você também já ouviu essa outra frase machista: "mulher não se arruma para o homem e sim para outra mulher". Primeiro nos colocam a serviço do outro, nos arrumar para o homem, depois nos ridiculariza querendo dizer que nos arrumamos para sermos avaliadas por outra mulher. E porque não nos arrumamos para nós mesmas?

Dircursos feministas a parte, a questão aqui colocada é que a nossa união é que vai quebrar barreiras, paradigmas e esteriótipos. Não nos reunimos em comunidades para disputar quem é mais bela e sim para compartilharmos nossas vivências e promover umas as outras, cuidar umas das outras. Quando olho no espelho vejo todas as minhas irmãs de luta porque estamos buscando a mesma coisa, nos libertarmos de padrões estéticos e sociais que nos aprisionaram durante muito tempo e que tiraram de nós o lugar de beleza, de valor, de admiração.


Vamos olhar com mais carinho para a irmã que está ao nosso lado, vamos cuidar e lutar a luta dela porque numa sociedade em que cada vez mais querem nos ver separadas e enfraquecidas quanto mais unidas nós estivermos mais fortes nós seremos para enfrentar o machismo, o racismo e a discriminação.
beijo enorme para todas vocês.



Um comentário:

  1. Apoiada, Jéssica!!
    Temos que estar unidas pelos nossos objetivos comuns, principalmente para combater a discriminação - seja ela qual for!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Em breve ele será aprovado e respondido.