Silicones e Derivados do petróleo



Oi meninas !!
Hoje não tem resenha, mas não fiquem tristes, pois o assunto desse post é de grande importância também: derivados de petróleo e silicones presentes na composição dos produtos para cabelo.
Creio que toda garota que entra em transição vira, sem querer, a louca das composições. É muito raro entre nós comprarmos um produto sem ler a composição, e isso é essencial para conhecermos os benefícios que ele pode nos proporcionar. Ler a composição é de extrema importância também se você segue as técnicas do low/no poo, onde existem restrições  a certas substâncias.
Nem sempre é fácil ler as composições, pois os componentes aparecem, geralmente, com nomes bastante complicados e difíceis de serem identificadas. É comum o surgimento de  dúvidas como por exemplo:  “a substância é derivada do petróleo?”  ou  “esse produto é liberado para low/no poo”?,
Tenho observado também que muitas meninas passam a ter aversão a produtos que contém parafina e óleo mineral apenas por que “ faz mal para os cachos “ ou  “ cacheadas não devem usar “ e algumas não usam silicones devido aos mesmos “ não tratarem os fios”.
Assim o objetivo desse post é esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre esses componentes mais comuns, e em termos gerais, quais as suas funções nos produtos, e não para dizer o que é bom ou ruim, ou se você deve usá-los ou não. Espero que as informações dadas aqui sejam úteis para que vocês possam tirar as suas próprias conclusões.
DERIVADOS DO PETRÓLEO
São utilizados devido a suas propriedades emolientes, geralmente aparecem como óleo mineral, parafina líquida ou petrolato. Essas substâncias são utilizadas nos cosméticos como veículos para os outros componentes da formulação visando facilitar a aplicação e dar maleabilidade aos fios. Possuem  a capacidade de  formar um filme protetor bastante espesso  nos fios sem agregar nenhum benefício nutritivo. São bastante insolúveis em água, e devido a essa característica levam a fama de se acumularem nos fios impedindo o  mecanismo de hidratação natural dos mesmos.
 Essas substâncias são  removidas com o uso regular de xampu comum, com sulfato, e o uso esporádico de um xampu anti resíduos. Se você segue as técnicas do low/no poo, deve evitar essas substâncias, pois nessas técnicas, usa-se xampu sem sulfatos ( low poo ), ou nenhum xampu ( no poo), logo ocorrerá um acúmulo nos fios gerando efeitos indesejáveis.

SILICONES
Assim como os derivados de petróleo são utilizados nos produtos devido as suas propriedades emolientes e também atuam formando uma película protetora no fio, entretanto apresentam uma vantagem em relação a categoria anterior: em contato com os fios o silicone possui a propriedade de deslizar mais facilmente, e formar uma película protetora mais fina e de toque seco, enquanto os derivados do petróleo formam uma camada mais espessa sobre o fio e de toque mais gorduroso/pegajoso. Dessa forma os silicones associados a outros componentes nas fórmulas de cremes facilitam a aplicação e prolongam o efeito de proteção dos cabelos diminuindo a sensação de oleosidade e peso nos fios. Existem silicones  insolúveis em água, como por exemplo dimethicone e amodimethicone, e os silicones solúveis em água, como o dimethicone copolyol e o PEG-7 amodimethicone.
Todos os silicones são removidos com xampu comum e também pelos xampus sem sulfato, utilizados por quem faz low poo. Adeptos do no poo devem dar preferência  aos silicones solúveis em água, pois são removidos durante o co-wash, e caso utilizem algum silicone  insolúvel,  basta adicionar ao condicionador o anfótero betaínico.
Em uma rápida pesquisa no Google é possível encontrar vastas listas com diversos silicones solúveis e insolúveis mais encontrados em composições.
Podemos concluir que os derivados do petróleo e os silicones possuem a mesma função nos cremes nossos de cada dia, que é formar a tal película protetora nos fios, e nenhum dos dois irá tratar os nossos cabelos. A questão do acúmulo dos petrolatos nos fios é questionável, pois se você utiliza produtos que contenham essas substâncias e faz uso regular de uma xampu com sulfato, que é um poderoso detergente, você estará, gradativamente, retirando essas substâncias do fio.  Uma vantagem do silicone em relação aos derivados do petróleo é que, até mesmo os insolúveis, podem ser removidos por surfactantes menos agressivos.
A mensagem que eu quero deixar através desse post é a seguinte:
A nossa opinião sobre determinado produto é baseada nas nossas experiências e, cada pessoa é única e  possui uma sensibilidade diferente. Então se ouvimos/lemos  relatos de  pessoas  que sentiram certo acúmulo do óleo mineral nos fios, ou que o uso de certo produto com silicone não foi bom, não devemos tomar isso como uma verdade absoluta.
Falando um pouco da minha experiência com essas substâncias : percebo que quando faço uso de finalizadores com parafina meu cabelo fica com aspecto pesado e opaco. Dessa forma, sinto a necessidade de lavar com maior freqüência, entretanto ao utilizar algumas máscaras de tratamento que contém parafina não tenho essa sensação e consigo aproveitar os benefícios delas no meu cabelo, já quando uso finalizadores sem parafina, com silicones, meu cabelo fica mais leve e com mais brilho e balanço e consigo ter mais day afters. No geral eu prefiro produtos sem parafina ou óleo mineral, por que sei o que meu cabelo gosta, e de vez em quando faço uso de um xampu com sulfato apenas para fazer a limpeza eficiente dos fios.
 Então se você não segue a risca as técnicas do low/no poo, não precisa abolir da sua vida produtos com parafina, sim você deve escolher produtos ricos em  substâncias que irão tratar os cabelos como óleos vegetais, extratos de ervas e frutas, aminoácidos e etc., mas se você  tem um produto que seu cabelo gosta e ele contém parafina ou algum tipo de silicone porque não usá-lo ?
Devemos nos sentir a vontade para usarmos o que nos faz bem, espero que esse post ajude as cacheadas a escolher o que for melhor para seus cachos, usando ou não parafina e silicones, afinal nessa jornada de volta aos cachos o que mais queremos é ser livres.
Espero que tenham gostado e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Em breve ele será aprovado e respondido.